quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

RETORNO!

Após longo tempo ausente, retorno minhas atividades de escrita neste blog. Espero poder contribuir com o conhecimento Psicológico, principalmente no que se refere à Psicologia Fenomenológica Existencial através dos pensamentos de autores internacionais e nacionais como Husserl, Heiddegger, Merleau-Ponty, Arthur Tatossian, Myriam Protasio, Ana Maria Lopez Calvo Feijoo, etc.

Aprender e apreender essa teoria fascinante, ajuda-nos a conhecer um pouco mais sobre este universo de análise sobre o ser-no-mundo, ser-aí, Dasein, ou seja, sobre a nossa própria existência, e de nossas relações do ser-com-os-outros! Meu interesse advém de estudos proveniente de minha formação psicológica, perpassando por minhas leituras sobre o tema e principalmente sobre minha qualificação no Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto Leonidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz em Parceria com a Universidade Federal do Amazonas-ILMD/FIOCRUZ/UFAM.

Desta forma, a fenomenologia consegue pelo menos em parte, ampliar nosso olhar sobre a relação saúde e doença através da vivência do sujeito, de sua experiência do adoecer mediante sua narrativa. Tal fato, só é possível através das leituras que diversos profissionais (psicólogos, sociólogos e antropólogos) fazem/fizeram sobre a fenomenologia e de seu método hermenêutico para compreender o fenômeno a ser estudado. 

Diante essa explicação, a fenomenologia abre um leque de possibilidades de compreender este ser lançado no mundo com suas idiossincrasias, medo, força, alegria, tristeza e angustias.

Assim, sinto-me renovado com esta perspectiva de escrever e conversar com vocês que se tornarão, possivelmente, meus seguidores. Como disse anteriormente, espero contribuir, mas espero também, a ajuda de vocês para construir uma página voltada para um interesse comum: a psicologia fenomenológica existencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário